Como fazer máscara de tecido com encaixe perfeito

Look Costureiro • em 21 mar 2020
Máscara pronta

Com a alta procura de máscaras no mercado, chegamos em um período de escassez total do produto e onde é possível encontrar lugares onde máscaras cirúrgicas descartáveis são vendidas por até R$ 25,oo. Por conta desse cenário, muitas pessoas estão buscando alternativas nas máscaras caseiras e feitas de tecido.

Lembramos que as máscaras não servem para proteção contra o vírus e ainda não foi comprovado cientificamente que pessoas assintomáticas (que tem o vírus mas não apresentam sintomas) possam transmitir o novo corona vírus (COVID-19).

Para pessoas que apresentam sintomas ou que estejam infectadas pelo vírus ela ajuda a barrar as gotículas maiores vindas de tosses ou espirros. Como o vírus é um ser microscópio, e o tecido tem um espaçamento na trama, a máscara não consegue criar uma barreira com 100% de proteção.

Tendo consciência disso, também acredito que toda tentativa é valida, então se você quiser ter uma para idas rápidas ao mercado ou farmácia, faça uma e mantenha sua higiene pessoal em dia. Lave sempre as mãos, se possível, assim que chegar em casa, troque de roupas ou tome banho, mantendo as mãos distantes dos olhos e boca e o principal é que se mantenha em isolamento social até as coisas melhorarem.

Máscara sendo usada

Desenvolvi essa modelagem na técnica de moulage, pois conversando com alguns profissionais da área de saúde, me informaram que o ideal é vedar o máximo possível em todos os cantinhos da máscara. Então criei a modelagem em cima do rosto, fazendo com que ela se encaixasse perfeitamente ao redor dele, diferente das outras modelagens de máscaras de tecidos que vi por aí. Outro diferencial é que por ser feita na moulage, tive o cuidado de deixar a parte dos olhos baixa para evitar que a pessoa que esteja utilizando a máscara não coloque a mão nos olhos.

Lista de materiais

Como eu sei que nem todo mundo tem esses materiais em casa, fui tentando encontrar outras possibilidades para substituir alguns deles e também explico no video.

  • Fita métrica ou régua;
  • Tesoura;
  • Linha;
  • Agulha de mão ou máquina de costura;
  • Algum marcador para riscar o tecido: caneta, lápis, giz;
  • Arame fino (se não tiver, é só pular essa etapa);
  • Alfinetes (podem ser substituídos por fita crepe ou algo que você consiga juntar as camadas dos tecidos);
  • Fita de cetim ou fita de renda (no vídeo é ensinado a fazer uma fita com o próprio tecido);
  • Alicate;
  • Um tecido com a trama mais fechada que você tiver em casa (tricoline, percal ou algodão cru são boas opções);
Como higienizar sua máscara:

Primeiro, é legal que você tenha mais de uma para poder trocar com a maior frequência possível, pois o recomendado é que ela seja trocada à cada 2 horas. Lembre-se de sempre lavar as mãos antes de tirá-la ou trocá-la, isso é essencial para a prevenção.

Agora sim, para lavar sua máscara, use água, qualquer sabão e álcool. É muito importante lavar bem, e de preferência deixar ela de molho um pouco em água e sabão, isso vai ajudar para que o sabão entre nas fibras do tecido e desse jeito, eliminar qualquer vírus com mais eficácia.

Quando estiver seco, passe a máscara com o ferro na maior temperatura e por bastante tempo.

CLIQUE AQUI para baixar os moldes e apostila que variam dos tamanhos de criança de 2 anos até adulto masculino.

Para saber qual é o tamanho da sua máscara e aprender o passo-a-passo para fazer essa máscara, clique no vídeo abaixo!

https://www.youtube.com/watch?v=kQON5u5q5LE&t=16s
Youtube – Vestida de Sonhos

Beijos de Luz e fique em casa! <3

Vídeo: Augusto Rodrigues Azevedo
Fotos: Priscila Rodrigues Azevedo


Priscila Azevedo
Priscila Azevedo

Deixe seu comentário via Facebook

Deixe seu comentário